Actividade: Sessões Práticas de Trabalho de Projecto

Tema: “SUSTENTABILIDADE DA TERRA”

Promotor: RBE / CFN/ GEO/ TIC

Dinamizador: PB

Participantes: Alunos do 8º Ano

 

Objectivos:

RBE/TIC

·       Reconhecer o PB como um bom elemento de apoio quando se procura informação

·       Conhecer os diversos tipos de leitura

·       Conhecer a finalidade/ utilidade das Leitura Exploratória, Leitura em Diagonal e Leitura Profunda

·       Pesquisar em Dicionários e Enciclopédias

·       Pesquisar em Monografias

·       Pesquisar em Publicações periódicas

·       Pesquisar na internet

·       Distinguir sites credíveis de sites inadequados

·       Seleccionar e tratar informação

·       Tirar notas

·       Respeitar os direitos de autor

·       Conhecer norma 405

·       Elaborar um trabalho de projecto de qualidade

·       Elaborar uma Bibliografia correcta

·       Distinguir formatos de trabalhos para entrega e para apresentação

CFN/GEO

·       Consolidar conhecimentos ( interacções inter- e intra-específicas, ecossistemas, fluxos de energia, ciclos de matéria, equilíbrio dinâmico, grupos de seres vivos  produtores, consumidores e decompositores e reciclagem permanente, flutuação do número de indivíduos de uma população)

·       Compreender os mecanismos fundamentais subjacentes ao equilíbrio dos ecossistemas

·       Conservar e gerir o património natural

·       Contribuir para a sustentabilidade da terra

·       Conhecer a ligação sistémica existente na natureza

·       Reflectir sobre a influência de factores físicos e químicos do meio sobre cada indivíduo e/ ou sobre as populações

·       Localizar as áreas de maior risco de catástrofe natural

·       Conhecer as causas e os efeitos das catástrofes

·       Distinguir catástrofes naturais com origem no interior da terra e em fenómenos atmosféricos

·       Enumerar medidas de protecção das populações

·       Reconhecer a poluição como uma das principais causas de desequilíbrio dos ecossistemas

·       Conhecer os efeitos da utilização desregrada dos recursos naturais

·       Conhecer as consequências das aplicações científicas e tecnológicas para a terra

·       Encontrar soluções para a sustentabilidade da terra

 

Estratégias / Actividades:

·     Dar a conhecer os diversos tipos de documentos existentes na BE

·     Projectar o primeiro diapositivo do documento “The Big six”

·     Instar os alunos a formular questões às quais terão obrigatoriamente de responder à medida que vão elaborando o trabalho

·     Projectar o primeiro diapositivo do documento “Leitura diferenciada”

·     Explicar a finalidade da leitura exploratória

·     Mandar procurar os volumes da enciclopédia onde poderão encontrar parte da informação que procuram

·     Explicar-lhes o funcionamento da leitura em diagonal

·     Estimular, nos alunos, o recurso à diversidade de fontes

·     Criar grupos de trabalho

·     Seleccionar documentos de apoio à realização do trabalho (Fontes)

·     Aplicar as regras da leitura exploratória e da leitura em diagonal

·     Dar início à procura das respostas às perguntas elaboradas

·     Explicar como se sublinha e o que se sublinha

·     Explicar como se tiram notas, se fazem citações e se fazem resumos

·     Projectar restantes diapositivos do documento “The Big Six” para sistematizar as várias etapas da realização de um trabalho

·     Projectar diapositivo sobre a leitura aprofundada

·     Instar os alunos a aplicar o que acabaram de aprender

·     Explicar como se faz um trabalho escrito e quais as partes que o constituem, através do documento “Modelo de trabalho escrito”

·     Dar a conhecer a Norma 405

·     Explicar como se fazem referências bibliográficas

·      Explorar as diversas formas de apresentação de trabalhos

Etapas

  • 1ª ETAPA- Elaborar as questões
  • 2ª ETAPA- Procurar informação em diversas fontes (leitura exploratória)
  • 3ª ETAPA- Tirar notas/ fazer resumos (leitura em diagonal)
  • 4ª ETAPA- leitura profunda
  • FINAL DO PRIMEIRO PERÍODO – APRESENTAR AOS PROFESSORES O RASCUNHO DO TRABALHO E UMA PROPOSTA DE SUMÁRIO
  • 2ª SEMANA DO 2º PERÍODO- Apresentar sumário definitivo e aspecto global do trabalho a apresentar (em suporte informático)
Joomla templates by a4joomla