- Details
- Category: 2013/2014
Actividade: Sessões Práticas de Trabalho de Projecto
Tema: “SUSTENTABILIDADE DA TERRA”
Promotor: RBE / CFN/ GEO/ TIC
Dinamizador: PB
Participantes: Alunos do 8º Ano
Objectivos:
RBE/TIC
· Reconhecer o PB como um bom elemento de apoio quando se procura informação
· Conhecer os diversos tipos de leitura
· Conhecer a finalidade/ utilidade das Leitura Exploratória, Leitura em Diagonal e Leitura Profunda
· Pesquisar em Dicionários e Enciclopédias
· Pesquisar em Monografias
· Pesquisar em Publicações periódicas
· Pesquisar na internet
· Distinguir sites credíveis de sites inadequados
· Seleccionar e tratar informação
· Tirar notas
· Respeitar os direitos de autor
· Conhecer norma 405
· Elaborar um trabalho de projecto de qualidade
· Elaborar uma Bibliografia correcta
· Distinguir formatos de trabalhos para entrega e para apresentação
CFN/GEO
· Consolidar conhecimentos ( interacções inter- e intra-específicas, ecossistemas, fluxos de energia, ciclos de matéria, equilíbrio dinâmico, grupos de seres vivos produtores, consumidores e decompositores e reciclagem permanente, flutuação do número de indivíduos de uma população)
· Compreender os mecanismos fundamentais subjacentes ao equilíbrio dos ecossistemas
· Conservar e gerir o património natural
· Contribuir para a sustentabilidade da terra
· Conhecer a ligação sistémica existente na natureza
· Reflectir sobre a influência de factores físicos e químicos do meio sobre cada indivíduo e/ ou sobre as populações
· Localizar as áreas de maior risco de catástrofe natural
· Conhecer as causas e os efeitos das catástrofes
· Distinguir catástrofes naturais com origem no interior da terra e em fenómenos atmosféricos
· Enumerar medidas de protecção das populações
· Reconhecer a poluição como uma das principais causas de desequilíbrio dos ecossistemas
· Conhecer os efeitos da utilização desregrada dos recursos naturais
· Conhecer as consequências das aplicações científicas e tecnológicas para a terra
· Encontrar soluções para a sustentabilidade da terra
Estratégias / Actividades:
· Dar a conhecer os diversos tipos de documentos existentes na BE
· Projectar o primeiro diapositivo do documento “The Big six”
· Instar os alunos a formular questões às quais terão obrigatoriamente de responder à medida que vão elaborando o trabalho
· Projectar o primeiro diapositivo do documento “Leitura diferenciada”
· Explicar a finalidade da leitura exploratória
· Mandar procurar os volumes da enciclopédia onde poderão encontrar parte da informação que procuram
· Explicar-lhes o funcionamento da leitura em diagonal
· Estimular, nos alunos, o recurso à diversidade de fontes
· Criar grupos de trabalho
· Seleccionar documentos de apoio à realização do trabalho (Fontes)
· Aplicar as regras da leitura exploratória e da leitura em diagonal
· Dar início à procura das respostas às perguntas elaboradas
· Explicar como se sublinha e o que se sublinha
· Explicar como se tiram notas, se fazem citações e se fazem resumos
· Projectar restantes diapositivos do documento “The Big Six” para sistematizar as várias etapas da realização de um trabalho
· Projectar diapositivo sobre a leitura aprofundada
· Instar os alunos a aplicar o que acabaram de aprender
· Explicar como se faz um trabalho escrito e quais as partes que o constituem, através do documento “Modelo de trabalho escrito”
· Dar a conhecer a Norma 405
· Explicar como se fazem referências bibliográficas
· Explorar as diversas formas de apresentação de trabalhos
Etapas
- 1ª ETAPA- Elaborar as questões
- 2ª ETAPA- Procurar informação em diversas fontes (leitura exploratória)
- 3ª ETAPA- Tirar notas/ fazer resumos (leitura em diagonal)
- 4ª ETAPA- leitura profunda
- FINAL DO PRIMEIRO PERÍODO – APRESENTAR AOS PROFESSORES O RASCUNHO DO TRABALHO E UMA PROPOSTA DE SUMÁRIO
- 2ª SEMANA DO 2º PERÍODO- Apresentar sumário definitivo e aspecto global do trabalho a apresentar (em suporte informático)